CHEFS

Criatividade e conhecimento

Vítor Sobral

O Chef Vitor Sobral é a grande referência da gastronomia nacional. Conhecido pela sua forma única de interpretar e modernizar pratos tradicionais portugueses, é mestre a conservar temperos e sabores tipicamente nossos.

Nascido em 1967, na margem sul do rio Tejo, enraíza a sua matriz de sabores nos paladares do litoral alentejano. O seu percurso levou-o aos restaurantes mais conhecidos, tendo hoje os seus próprios espaços na Tasca da Esquina e Cervejaria da Esquina, em Lisboa. Dois espaços de referência onde Portugal se serve à mesa com uma dose generosa de inovação e inspiração. A sua Tasca da Esquina faz a ponte entre Portugal e o Brasil, com portas abertas em S. Paulo, estendendo ainda recentemente a actividade da sua a equipa a Luanda.

Pelo Reconhecimento dos seus esforços, dom e talento, o Chef Vitor Sobral recebeu, entre muitos outros reconhecimentos, o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, em Março de 2006. É Chef consultor gastronómico de várias marcas de renome, como a TAP, Vista Alegre, Silampos, Oliveira da Serra, Norge, Vinhos Paulo Laureano, entre outros, colaborando ainda com alguns restaurantes. Além disso, prevalece a sua vontade de partilhar conhecimento com os portugueses, quer seja a nível da formação ou da edição de livros.

HUGO NASCIMENTO

O Chef Hugo Nascimento nasceu em 1976, em Lisboa.

Ainda criança, era irrequieto e curioso. No seio familiar, era um adolescente atento a tudo o que se desenrolava à volta da mesa. Nas passagens pela cozinha, questionava tudo o que ali se fazia. . O aroma dos petiscos da avó não lhe eram indiferentes. Com o avô, entretinha-se a dar largas à imaginação. As histórias vindas do rio, da terra e do pasto, faziam-no viajar até ao fantástico. Com os amigos, andava de skate e tocava umas notas na guitarra. Estudou com ambição de seguir arquitetura mas, a arte de cozinhar revelara-se paixão.

Em 1996, no Café Café conhece o Chef Vitor Sobral que, de nariz apurado, rapidamente se apercebera do seu talento. Na época, Vitor Sobral iniciava o processo de modernização da culinária lusófona. Hugo não perdeu a oportunidade, e destacou-se como elemento determinante para equipa.

Já 2004, no Restaurante Terreiro do Paço, Hugo Nascimento assume pela primeira vez a posição de Chef de cozinha, sob os comandos do mentor. Demonstrou fortes capacidades de liderança, inovação, técnica e muita criatividade. Desde então, começaram as participações internacionais. Destaque-se Macau, Canadá, Alemanha, Brasil e Botswana, como destinos cruciais para o seu desenvolvimento profissional.

A cozinha que pratica está na vanguarda da inovação, as técnicas são de mestre. Uma cozinha de emoção, onde cada prato conta uma história que se transforma numa experiência. Para recriar sabores, recorre às memórias. Aquelas de conforto. As da Mãe. Na arte do empratamento, herda do avô, que nas horas vagas era artesão, o dom de ser artista. A tradição e a simplicidade estão na base de tudo aquilo que cria.

Hoje, lado a lado com Vitor Sobral, além de Chef de Cozinha, é empreendedor. Passa grande parte do tempo na Tasca da Esquina e Cervejaria da Esquina em Lisboa e, nos restaurantes internacionais, é consultor. (S. Paulo; J.Pessoa; Angola). Além disso, é consultor gastronómico, food stylist, formador e conferencista. O seu percurso, em 2013, levou-o à capa da revista Timeout Lisboa, sendo considerado uma das pessoas com quem se deseja jantar em Lisboa.

Nos tempos livres, Hugo dedica-se ao seu grande Amor, a família. Pai de dois filhos, Margarida e Salvador, sua maior fonte de inspiração. Mas, não gere tudo sozinho. Por detrás do “pequeno grande Chef” há uma grande Mulher, Joana Martins.

Em suma, Hugo Nascimento é muito mais que um Chef Executivo.
É um criativo nato, um arquiteto de ideias gastronómicas.

LuÍs Espadana

Luís Espadana é um dos criadores do conceito das “Esquinas”, tendo uma vasta experiência como cozinheiro, food stylist e formador em vários workshops e eventos gastronómicos. Desde muito novo criou uma relação com a natureza, tanto na sua vertente vegetal como animal. Desde cedo tentava perceber e identificar o significado das ervas, dos seus aromas e sua utilização. Era frequente apanha-las para levar para a Mãe e avó prepararem os seus cozinhados, nos quais Luís despenhava um excelente papel de observador atento. Com o avô, caçador nos tempos livres, Espadana interessou-se pelos animais e sua confecção.

A curiosidade levou-o a tomar a decisão mais importante da sua vida, quando decidiu prosseguir os estudos e formação em culinária. Findo o período de aprendizagem, a sorte bateu-lhe á porta e começou, desde logo, a estagiar num dos restaurantes onde se encontrava Vitor Sobral nos comandos da cozinha. Continuaram juntos, permitindo que a experiência os fizesse brilhar enquanto equipa. O conhecimento que hoje aplica na cozinha que pratica, vem antes do produto propriamente dito. Provém dos saberes da terra e da vida no reino animal.

Hoje está um pouco por todo o mundo da “Esquina”, mas passa mais tempo em São Paulo, onde Chefia a cozinha da Tasca da squina.

O Luís Espadana é, acima de tudo, um ás no tempero, um dominador de armas a alta temperatura, os tachos.

Horário

Terça a Quinta

12h00 - 15h00, 19h00 - 23h30

Sexta

12h00 - 15h00, 19h00 - 00h00

Sábado

12h00 - 16h00, 19h00 - 00:00

Domingo e Feriados

12h00 - 17h00

menu

FIQUE NAS MÃOS DO CHEF

Se gosta de surpresas ou de uma boa experiência gastronómica, Fique nas mãos do Chef. Surpreenda-se com o menu degustação, onde cada porção oferece ao palato um momento mágico.

O menu 7porções + sobremesa é o auge da experiência.